O que é o Vinho?
O vinho é uma bebida alcoólica produzida pela fermentação do sumo de uva. As uvas são um fruto que tem uma composição química que faz com que este fermente sem que lhe sejam adicionados açúcares, ácidos, ou outros nutrientes. A fermentação das uvas é feita por diferentes tipos de leveduras que consomem os açúcares presentes nas mesmas, transformando-os em álcool.
No caso da União Europeia, o vinho é legalmente descrito como a bebida obtida exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras, esmagadas ou de mostos.
Vinho Tinto
Os vinhos tintos representam a maioria dos vinhos feitos em todo o mundo. A cor dos vinhos tintos varia entre o rubi e o amarelado. A cor palhete está associada a uvas tintas que não atingiram o ponto de maturação ou também castas pobres em corantes. Por outro lado, a cor violeta azulado está associada a uma das castas mais usadas em Portugal, a Touriga Nacional. No que diz respeito à cor retinta, está presente em castas como o Alicante Bouschet ou castas com grande concentração como o Vinhão. Por último, as cores amareladas estão relacionadas à evolução, idade e processos oxidativos, presentes acima de tudo nos vinhos licorosos.
Pode encontrar no nosso website vinhos Tintos: clique aqui.
Vinho Branco
O Vinho Branco é normalmente feito a partir de uvas brancas, apesar de também poder ser produzido a partir de uvas tintas, usando uma prensagem muito suave e evitando a extração de cor das películas.
A cor do vinho branco varia muito, se por exemplo tivermos um vinho incolor significa que teve um tratamento descorante. Normalmente as cores variam entre o citrino, como é o caso dos Vinhos Verdes Brancos, e o amarelo dourado como é o caso de vinhos estagiados em madeira ou com maceração pelicular.
Pode encontrar no nosso website vinhos Brancos: clique aqui.
Vinho Rosé
No Vinho Rosé só é permitido usar uvas tintas. É isto que os distingue dos vinhos palhetes que são produzidos a partir de uma mistura de uvas brancas e tintas.
Devido ao facto de serem produzidos a partir do mosto de uma primeira prensagem das uvas destinadas a vinhos tintos, normalmente são seguidos os passos de maturação adequados aos vinhos tintos, a este método chamamos "sangria".
Pode encontrar no nosso website vinhos Rosé: clique aqui.
Vinho Espumante
Os Vinhos Espumante caracterizam-se pela produção de espuma persistente quando se abre a garrafa.
Este tipo de vinho pode ser classificado de acordo com as técnicas de vinificação usadas na sua produção. Desta forma, podemos dividi-los em duas classes: os vinhos espumantes, se são feitos pela indução de uma segunda fermentação num vinho base, e os vinhos espumosos, quando as bolhas são obtidas pela adição de gás carbónico.
Pode encontrar no nosso website vinhos Espumante: clique aqui.
Vinho Fortificado
Os Vinhos Fortificados, ou Licorosos, destacam-se pela elevada força alcoólica, provenientes de mostos cuja fermentação foi interrompida por aguardente vínica.
Distinguem-se porque têm uma elevada doçura e alto teor alcoólico (até 22% em volume, mas normalmente estão entre os 18 e 20%), o que exige ao mesmo tempo uma presença de ácidos para garantir um equilíbrio de sabor.
Pode encontrar no nosso website vinhos Fortificados: clique aqui.
Vinho Colheita Tardia
O Vinho Colheita Tardia é produzido com uvas vindimadas mais tarde do que o normal, quase transformadas em uvas-passas na videira. Trata-se de uma espécie de fungo que cobre a pele das uvas e que se desenvolve mais em climas húmidos, fazendo com que estas concentrem os seus sabores e que desidratem. Este tipo de vinho depende deste amadurecimento para ter o alto teor de açúcar que lhe é tão característico.
Pode encontrar no nosso website vinhos Colheita Tardia: clique aqui.
Pode ver aqui o vídeo sobre o tema que esteve a ler: