banner_imagem_categorias
Breadcrumb

História e Características do Vinho Branco

História e Características do Vinho Branco

A maioria das pessoas pensa que o vinho branco só é ideal para consumo nos climas mais tropicais ou no verão mas, ao contrário dos outros vinhos, este pode ser combinado e bebido em qualquer ocasião desde que seja bem escolhido.

É normalmente feito a partir de uvas brancas, mas pode também ser produzido a partir de castas tintas, utilizando uma prensagem muito suave e evitando a extração de cor das películas. A cor do vinho branco é muito variável, desde o cítrico até ao amarelo dourado.

 

A História do Vinho Branco

Não se sabe ao certo quando é que o vinho branco começou a ser produzido. Sabe-se apenas, através de artefactos e escrituras, que há pelo menos 7500 anos atrás o vinho provinha de onde hoje se situa o Irão.

Foi um tipo de vinho que esteve sempre muito presente no Médio Oriente, mas não só, também na Grécia antiga este vinho já era produzido, tanto que Hipócrates, conhecido popularmente na História como o “Rei da Medicina”, usava este vinho para curar os seus pacientes.

Em meados do século XVI, o vinho branco começou a ser produzido em todo o mundo e continua a ser um dos tipos de vinho mais populares consumido atualmente.

 

Características do Vinho Branco

Vinho branco

É normal que num tipo de vinho existam sub-tipos. No caso do vinho branco, esta sub-divisão é feita de acordo com um conjunto de características como a leveza, o aroma e o corpo. Existem então 3 sub-categorias nos vinhos brancos: Branco leve, Branco aromático e Branco encorpado.

Branco leve – é caracterizado pela sua acidez, aroma de frutas cítricas e normalmente tem um baixo teor alcoólico. Como o próprio nome diz, são vinhos leves e minerais.

Branco aromático – são vinhos intensamente perfumados com aromas de frutas doces, sabor vibrante, fresco e muito suculento. Podem ter aromas muito doces se as uvas utilizadas estiverem bem maduras, mas não têm altos níveis de açúcar.

Branco encorpado – normalmente são vinhos brancos ainda mais complexos, com uma boa presença de carvalho e boa untuosidade.

 

Durabilidade do Vinho Branco depois de aberto

No dia seguinte à abertura da garrafa é normal que qualquer vinho já tenha perdido algumas das suas características devido ao contacto que teve com o ar. Normalmente, o vinho branco tende a durar no frigorífico até 3 dias depois de aberto e, quanto maior acidez este tiver, mais durabilidade tem. No entanto, é importante manter a garrafa fechada com a própria rolha, com o objetivo de diminuir o contacto entre o oxigénio e o vinho e evitar cheiros presentes no frigorífico.

 

Castas mais usadas no Vinho Branco

Vinho branco

A grande maioria dos consumidores pode pensar que os vinhos brancos são feitos apenas com uvas brancas, mas a verdade é que estes podem ser produzidos também a partir de castas tintas, usando uma prensagem muito suave e evitando a extração de cor das películas.

A cor do vinho branco varia muito: se tivermos um vinho incolor significa que teve um tratamento descorante. As cores variam entre o citrino, como é o caso dos Vinhos Verdes Brancos, e o amarelo dourado como é o caso dos vinhos estagiados em madeira ou com maceração pelicular.

A cor deste vinho é obtida graças aos pigmentos naturais que se encontram na casca das uvas. Para extração desse pigmento, o mosto da uva tem que estar em contacto com as cascas durante o processo de fermentação. O tempo de contacto é que vai definir o quão intensa vai ser a cor do vinho e, no caso do vinho branco, esse contacto é quase inexistente.

Existe um número incontável de castas brancas que são utilizadas para a elaboração do vinho branco, estima-se que são mais de 10.000 espalhadas por todo o mundo.

Globalmente, no que diz respeito a castas brancas, as mais conhecidas são: Chardonnay, Cheninc Blanc, Gewurztraminer, Pinot Gris/Grigio, Riesling, Sauvignon Blanc, Sémillon, Torrontés e Viognier.

Em Portugal, onde nasceu o nosso projeto Velvet Bull, as castas brancas mais conhecidas são: a Alvarinho, a Fernão Pires, a Arinto e a Encruzado.

 

Temperatura ideal para beber o Vinho Branco

A temperatura para beber um vinho é também muito importante, uma vez que se estiver muito quente ou muito frio pode mudar por completo o seu sabor.

De uma maneira geral, os vinhos brancos devem ser servidos entre 8º a 12ºC, mas, para uma maior especificidade, pode também definir-se a temperatura pelo tipo de vinho branco que vai ser servido:

Branco Leve e Branco Aromático – 8º a 10ºC

Branco Encorpado – 10º a 12ºC

 

Harmonização do Vinho Branco com a comida

Vinho branco

Harmonizar um vinho não é uma tarefa fácil, uma vez que é preciso conhecer as características do mesmo para poder combiná-lo com as características da comida e obter o melhor dos dois sabores.

O vinho branco está dividido em 3 sub-categorias, como foi já explicado mais acima, e cada categoria deverá ser harmonizada de forma diferente:

Branco Leve – deve ser consumido jovem e fresco. São perfeitos para o verão, podem ser bebidos como aperitivo, com saladas, pratos de peixe ou marisco.

Branco Aromático – perfeitos para acompanhar marisco, peixe, carnes brancas e saladas, uma vez que são vinhos onde predominam as flores brancas e frutas frescas como a maçã, pêra, abacaxi, melão e pêssego.

Branco Encorpado – casa bem com comidas de sabores fortes, como por exemplo um prato de massa com um molho mais forte, peixes assados no forno, e até carnes vermelhas.

 

Clique aqui para comprar e provar os mais variados vinhos brancos.