banner_imagem_categorias
Breadcrumb

O que é a harmonização?

O que é a harmonização?

A harmonização é a combinação perfeita entre o vinho e a comida. Para conseguirmos o resultado perfeito, é preciso encontrar um equilíbrio entre os sabores da comida e as características do vinho, para que um não sobressaia ao outro. É, portanto, muito importante o conhecimento das características do vinho que se vai beber se o quisermos apreciar e acompanhá-lo devidamente. Sabemos que os vinhos podem ser tintos, brancos, rosés, espumantes ou fortificados, e todos são harmonizados de diferentes formas.

 

Harmonizar de acordo com o tipo de vinho

Como harmonizar o Vinho Tinto?

O vinho tinto é um tipo de vinho que exige uma combinação mais forte, pratos com mais estrutura. As castas mais suaves funcionam perfeitamente com carnes de ave, peixes magros, massas ou risottos preparados com legumes. Os vinhos de intensidade e corpo médio, harmonizam bem com carnes de caça e carne assada. As castas mais fortes combinam bem com carnes como a picanha, churrasco, costela de boi e até hambúrgueres.

 

Como harmonizar o Vinho Branco?

O ideal para combinar vinhos brancos são pratos mais leves. Os brancos com pouca estrutura combinam com pratos sem peso, como frutos do mar salteados, sushi, saladas e legumes crus. Se o vinho for mais estruturado, é possível combinar com pratos mais complexos. Por exemplo, lombinho ou filet mignon, ou peixes gordurosos como o salmão. Um branco como o Chardonnay é ideal para combinar com pratos mais cremosos, à base de queijo. Já o molho pesto exige um vinho mais aromático como o Sauvignon Blanc.

 

Como harmonizar o Vinho Rosé?

O vinho rosé é um tipo de vinho muito versátil, sendo possível de beber na maior parte das ocasiões. É um vinho que tem pouca ou média presença no que toca a taninos e acidez, o que faz com que possa ser combinado com uma maior gama de comidas. Os de cor mais clara são bons para acompanhar entradas leves e refrescantes, como ceviche de peixe branco, sashimi, salada agridoce ou carpaccio de polvo. Os rosés mais ácidos são bons para limpar o paladar de pratos gordurosos e fritos, como é o caso do frango assado, arroz de forno com bacon e feijoada.

 

Como harmonizar o Vinho Espumante?

Os espumantes são ideais para serem servidos de entrada, no entanto também podem acompanhar comidas mais salgadas e gordurosas. São ótimos para acompanhar uma boa feijoada já que a sua frescura e acidez tira-nos o sabor da gordura da carne. Os espumantes doces combinam bem com comidas doces, como é o caso do bolo de nozes, brigadeiro, doce de leite. Também podem acompanhar uma boa tábua de queijos azuis como gorgonzola e roquefort.

 

Como harmonizar o Vinho Fortificado?

Os vinhos fortificados são bons para acompanhar doces, como por exemplo chocolate, brownies e creme brûlée. Uma ótima combinação é também um mix de nozes, queijos maturados ou sobremesas à base de castanha.

 

harmonização

Imagem: Vinho em Prosa

 

Harmonizar de acordo com o tipo de prato

Como harmonizar pratos ácidos?

O melhor para combinar este tipo de prato é um vinho branco fresco com também uma elevada acidez.

 

Como harmonizar pratos de frutos do mar e temperos asiáticos?

Os vinhos brancos secos e aromáticos são um bom acompanhante para marisco e comida asiática. Os vinhos aromáticos são uma boa escolha quando num prato se utilizam ingredientes como o gengibre, a erva-príncipe, raspa de citrinos, cebolas e pimentões doces.

 

Como harmonizar pratos de peixe e marisco?

Os vinhos brancos costumam ser a melhor opção para combinar peixe e marisco. No entanto, alguns molhos no peixe podem criar uma excelente compatibilidade com vinho tinto e cozinhar o peixe neste tipo de vinho pode funcionar ainda melhor.

 

Como harmonizar pratos de carne?

Existem muitas possibilidades de harmonizar pratos de carne com vinho, sendo que o ideal quase sempre é vinho tinto, sendo que um branco encorpado faz também esse papel (exceto para carnes vermelhas especialmente mal passadas).

Para termos o resultado perfeito é necessário saber qual é o tipo de carne que vamos comer. No caso do churrasco, que é conhecido pela quantidade de gordura e pelo seu sabor intenso, o ideal é combiná-lo com um vinho tinto com muitos taninos e uma acidez elevada. Se a carne for lombo de boi, um vinho tinto de corpo médio a encorpado será a melhor opção. Já no caso de um hambúrguer, a melhor opção será um vinho tinto de taninos menores e corpo médio.

 

Como harmonizar pratos de massa?

Existem variadíssimas maneiras de fazer pratos de massa e, para podermos combiná-la bem com o vinho, é importante saber qual o tipo de molho que compõe o prato. No caso das massas feitas com molho branco ou de queijo, o ideal é que seja um vinho branco a acompanhar, como por exemplo um Chardonnay. No entanto, quem não gosta de vinhos brancos também pode optar por um tinto leve, como é o caso do Pinot Noir.

As massas feitas com molho de carne ficam bem acompanhadas com vinhos tintos mais encorpados e calorosos. Já no caso de pratos de massa com molho pesto, o ideal é combiná-los com vinhos brancos leves e frutados.

 

harmonização

Imagem: Vinhos & Lugares

 

Como harmonizar sobremesas?

O ideal para acompanhar uma sobremesa é um vinho fortificado, como por exemplo um Moscatel de Setúbal ou um vinho do Porto, ambos produzidos em Portugal. Este tipo de vinho vai complementar na perfeição muitos dos sabores encontrados nas sobremesas, em especial amêndoas, chocolate, café ou notas cítricas.