O vinho Colheita Tardia é produzido com uvas vindimadas mais tarde do que o normal, quase transformadas em uvas-passas na videira. No fundo, é uma espécie de fungo que tapa a pele das uvas e que se desenvolve mais em climas húmidos, o que faz com que as uvas concentrem ainda mais o seu sabor e que se desidratem. Este vinho depende totalmente deste processo para ter o alto teor de açúcar que lhe é tão característico.
História do vinho Colheita Tardia
No século XVIII, na cidade de Fulda na Alemanha, os viticultores do principado eram obrigados a ter uma autorização antes de colher as uvas em cada vindima. Em 1775, o cavaleiro que foi enviado para obter a autorização atrasou-se e quando a autorização chegou as uvas já estavam demasiado maduras. Os monges na altura não tiveram outro remédio senão colher as uvas e vinificá-las para ver qual seria o resultado. O resultado foi bem sucedido e iniciou-se assim o processo de vinificação com uvas de Colheita Tardia.
Características de alguns Colheita Tardia
- Icewine – É um vinho branco, doce e concentrado, com ótimo equilíbrio entre o açúcar e a acidez. É um vinho que foi produzido acidentalmente na Alemanha, tendo sido valorizado pela sua concentração e registos aromáticos complexos. Resulta de uma vindima tardia, e obedece a regras restritas: as uvas são colhidas à mão, antes das 10 da manhã, sendo prensadas nesse estado gelado e a temperatura nunca pode subir dos oito graus negativos.
- Botrytizados – É um processo que consiste em apodrecer o bago, devido ao ataque natural levado a cabo pelo fungo Botrytis cinerea. O ataque do fungo provoca desidratação do bago, o que faz com que haja um elevado nível de açúcar e ácidos.
Imagem: Cantina Tramin
Durabilidade do vinho Colheita Tardia
São vinhos que, depois de abertos, duram cerca de 3 a 5 dias. Duram mais do que um vinho de mesa normal, mas menos do que um fortificado.
Castas utilizadas no vinho Colheita Tardia
O vinho de Colheita Tardia é feito através de uvas muito maduras e principalmente castas brancas, sendo que as mais utilizadas são: Riesling, Sauvignon Blanc, Sémillon, Furmint e Gewürztraminer.
Temperatura ideal para beber o Colheita Tardia
Os vinhos de Colheita Tardia devem ser bebidos frescos, entre 10 a 12ºC.
Harmonização com a comida
Combinam muito bem com sobremesas à base de leite e de ovos, como pudins, crème brûlée, ovos nevados, pastéis de belém, entre outros.
Se estivermos a falar de um Botrytizado, o ideal é combiná-lo com sobremesas amargas, como bombons de rum e pratos que não sejam tão açucarados.
Imagem: fortreisen.com