banner_imagem_categorias
Breadcrumb

O Vinho da Austrália

O Vinho da Austrália

A Austrália é produtora de vinho há muitos anos, mas a revolução dos vinhos começou há cerca de 30 anos. 63 mil hectares produzem 3,23 milhões de hectolitros, colocando a Austrália na décima primeira posição entre os produtores mundiais.

Foi no ano de 1788 que as primeiras vinhas foram aqui plantadas, graças aos colonos, em Sydney. As primeiras plantações não tiveram sucesso, mas os colonos não desistiram e procuraram alternativas, acima de tudo em Hunter Valley. Uns anos depois, em 1820, o cultivo vinícola já se tinha espalhado pelos estados de Nova Gales do Sul, Sul e Vitória.
A entrada no século XXI trouxe à Austrália o dilema das screw caps. Surgiu um grande problema de contaminação de rolhas, o que fez com que a indústria australiana começasse a testar as tampas metálicas como uma alternativa à cortiça. Atualmente, 99% das garrafas vendidas são fechadas com tampas de metal, mas muitos produtores ainda usam a rolha de cortiça para exportação.

 

A Austrália

A Austrália encontra-se entre os seis maiores países do mundo, tem 7 686 850 km². Situada entre os oceanos Pacífico e Índico, não possui fronteiras terrestres. A capital é Canberra e, sem considerar a Antártica, a Austrália é o território mais plano e árido do mundo. Tem uma população total de mais de 25,5 milhões de pessoas (2019), e quase 76% destes tem ascendência europeia.

 

Vinho da Austrália

Imagem: Down Under Endeavours

 

Terroir da Austrália

Grande parte do território do país, em especial o interior e o ocidente, apresenta características desérticas, com chuvas muito escassas e temperaturas muito elevadas. O deserto de Vitória e o deserto de Areia ocupam grande parte do país. As zonas de menor latitude do norte e do nordeste possuem um clima tropical, com o Verão a registar chuvas fortes. No sudeste, onde se encontra a maior parte da população, o clima é temperado marítimo.
Relativamente ao tipo de solo da Austrália, este é laterita. Trata-se de um solo muito alterado com grande concentração de hidróxidos de ferro e alumínio.

Graças a este terroir, os vinhos da Austrália podem adquirir inúmeras características, desde tintos e brancos secos a vinhos frutados e suaves.

 

Regiões vinícolas da Austrália

A Austrália tem um total de 170 mil hectares de vinhas plantadas. Conta com seis regiões produtoras de vinho, sendo que cada uma conta ainda com inúmeras sub-regiões, onde os vinhos podem ter características diferentes de uma para outra.

  • Nova Gales do Sul – localizada a sudeste, é uma das regiões que mais se destaca. A sua principal sub-região é a Hunter Valley.
  • Victoria – localizada no extremo sudeste, é outra das regiões de grande destaque. Tem quatro sub-regiões: Yarra Valley, Mornington Peninsula, Goulburn Valley e Rutherglen.
  • Austrália Ocidental - os vinhos mais finos desta região vêm de Margaret River, com notáveis Chardonnay e Shiraz.
  • Austrália Meridional - as principais regiões vinícolas são: Barossa Valley e McLaren Vale, Clare Valley, Coonawarra e Limestone Coast e Adelaide Hills.
  • Tasmânia - localizada mais a Sul, tem um clima muito frio para os padrões australianos.
  • Queensland - localizada na região Nordeste, acima de New South Wales.

 

Tipos de vinhos da Austrália

Cada uma das seis grandes regiões australianas conta com vinhos totalmente únicos e diferentes do resto das regiões. Por exemplo, se estiver à procura de um vinho branco seco, o ideal são os vinhos da região de Victoria. Por outro lado, se procurar um vinho mais fino, a região de Austrália Ocidental é a melhor.

  • Nova Gales do Sul: com um clima mais quente, é famosa pelo Chardonnay, Shiraz e Sémillon.
  • Victoria: em Yarra Valley e Mornington Península destacam-se os Pinot Noir e os Chardonnay. Já em Goulburn Valley, destacam-se os brancos secos e vários estilos de tintos. Por fim, Rutherglen é conhecida pelos seus vinhos doces de sobremesa e fortificados.
  • Austrália Ocidental: os vinhos mais finos desta região vêm de Margaret River, com notáveis Chardonnay e Shiraz.
  • Austrália Meridional: Barossa Valley e McLaren Vale são famosos pelos seus Shiraz. Clare Valley pelos Riesling. Coonawarra e Limestone Coast pelos Cabernet Sauvignon e Chardonnay. E Adelaide Hills pelos seus Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Riesling, Chardonnay e Pinot Grigio.
  • Tasmânia: é uma região conhecida pelos brancos Chardonnay e Riesling, mas tem ganho reconhecimento com bons Pinot Noir e Espumantes.
  • Queensland: região com produção de Shiraz e Chardonnay.

 

Vinho da Austrália

Imagem: Travel + Leisure

 

Castas da Austrália

A Austrália cultiva castas brancas e tintas de igual forma. No entanto, existem duas que são as mais plantadas no país, sendo uma tinta, a Shiraz, e uma branca, a Chardonnay.