Não existe nenhum outro país no mundo com a mesma quantidade de vinhos de alta qualidade como a França, o que faz com que seja provávelmente o melhor produtor de vinhos do mundo. É reconhecido como a maior potência vinícola entre todos os países que produzem vinho, produzindo anualmente, em média, 4,6 biliões de litros.
Há mais de 2000 anos que existe vinicultura em França, no entanto, foi só a partir do ano de 1905 que o governo francês começou a ter um maior controlo sobre a produção e regulamentação, tendo criado em 1935 o Institut National des Appellations d’Origine (INAO), que é quem fiscaliza e regulamenta a produção de vinhos no país.
Imagem: Revista ADEGA
França
A França tem 1000km de norte a sul e de leste a oeste, criando uma área de 551.500km² e, se incluirmos os territórios ultramarinos, 675.417km².
É o terceiro maior país da Europa, depois da Rússia e da Ucrânia.
Terroir de França
Podemos definir o clima de França como temperado, no entanto, o país está dividido em quatro áreas climáticas:
- Clima oceânico (oeste de França) – modestas variações de temperatura anuais;
- Clima continental (centro e leste de França) – invernos frios e verões quentes;
- Clima mediterrâneo (sul e leste de França) – verões quentes e secos, chuvas de Outubro a Abril e sol durante o ano todo;
- Clima de montanha (altitudes acima de 600-800m) – alta pluviosidade, neve de 3 a 6 meses por ano.
O tipo de solo em França é maioritariamente argilo-calcário.
Castas como a Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot, Chardonnay, Syrah, Pinot Noir, Carmenère e Sauvignon Blanc são as responsáveis pela criação de vinhos franceses únicos e incomparáveis, com características peculiares que exprimem da melhor forma as variações de terroirs de França.
Regiões Vinícolas de França
São várias as regiões produtoras de vinho em França. A maior parte são pequenas e inexpressivas no mercado internacional, sendo que a elaboração serve apenas para a produção nacional. O resto das regiões garantem o prestígio e elegância do melhor vinho francês.
- Alsace: as vinhas desta região estão num dos climas mais secos do país, numa zona com pluviosidade muito baixa. Assim, obtém-se uma maturação lenta que favorece estes vinhos de aroma delicado.
- Beaujoulais: zona com solo granítico, que é favorável à casta Gamay. Este é um dos vinhos mais famosos de França, é ligeiro e de sabor frutado.
- Bordeaux: os vinhos de Bordéus são mundialmente famosos. Nesta região com mais de 105 mil hectares, produzem-se vinhos tintos, vinhos generosos e vinhos brancos.
- Bourgogne: tem um grande número de denominações de origem. Os melhores vinhos brancos são de Meursault e Puligny.
- Champagne: região mais a norte de França, em que as principais castas são Pinot Noir, Chardonnay e Pinot-Meunier. A palavra Champagne está associada a vinhos efervescentes, pelo que o vinho não efervescente desta região é conhecido por “Côteaux Champenois”.
- Corsica: no Mediterrâneo, esta ilha reúne condições ideais para a vinha. Uma vez que está muito perto de Itália, a ilha adotou muitas castas italianas como é o caso da Vermentino e Sangiovese.
- Jura: produz em pequenas quantidades excelentes vinhos brancos e tintos. Os vinhos de Jura são consumidos essencialmente em França e são produtos difíceis de encontrar.
- Languedoc-Roussilon: região com 40% da vinha de França, estes vinhos são elegantes e finos.
- Loire: com numerosas sub-regiões, os vinhos do Vale de Loire têm características variadas - desde secos e tranquilos até perfumados e frutados.
- Provence: dada a dimensão desta região e pela diversidade de clima em toda a sua extensão, os vinhos são muito distintos entre si.
- Rhône: de qualidade reconhecida mundialmente, os vinhos desta região têm uma identidade particular, de carácter expressivo.
- Savoie: tendo em conta a sua proximidade com a região de Jura, partilha as mesmas características.
- Sudoeste: de muitas sub-regiões diferentes, os vinhos do Sudoeste podem ir desde licorosos, a brancos frutados, e até tintos espirituosos.
Imagem: Decanter.com
Tipos de Vinho de França
Em França existem cerca de 110 mil vinhas espalhadas pelo país, com os terroirs mais diversos, nas mãos de cerca de 69 mil produtores. É um país muito desenvolvido no que diz respeito à produção de vinho: podemos encontrar vinhos para todos os gostos.
Em França, os vinhos podem ser classificados de quatro formas:
- Vins de table: constituem a maior parte dos vinhos de França (55% da produção total). São os vinhos de menor qualidade, e não podem conter no rótulo o nome de nenhuma região, sub-região ou vinhedo específico.
- Indicação Geográfica: são vinhos superiores aos vins de table. Estes são produzidos a partir de regras restritas e provenientes de pequenas regiões. Correspondem a 15% da produção total dos vinhos franceses. No total, existem 150 regiões de Indicação Geográfica e a maior parte encontra-se no sul do país.
- Vinhos Delimitados de Qualidade Superior (AOVDQS): constituem o segundo grau na hierarquia de qualidade. Provêm de 22 regiões vinícolas, também delimitadas, e representam apenas 1% dos vinhos franceses.
- Vinhos de Denominação de Origem Controlada (AOC): são os vinhos de melhor qualidade, provenientes de áreas classificadas pela legislação específica, que podem ser sub-regiões, cidades e até mesmo, um único vinhedo. Existem 357 AOC, que correspondem a 29% da produção total do país.
Existe também a denominação “Vins de Qualité Produits dans une Region Déterminé” (VQPRD). Foi criada pela Comunidade Económica Europeia (CEE) para equiparar os vinhos de melhor qualidade dos países membros. Em França, a VQPRD engloba os vinhos dos tipos AOVDQS e AOC, citados anteriormente.
Castas de França
Em França existe um maior número de castas tintas plantadas do que brancas. Mais especificamente, existem 687.627 hectares de castas tintas, e 311.255 hectares de castas brancas.
As principais castas tintas são: Merlot, Grenache, Carignan, Syrah, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Gamay, Cinsault, Pinot e Aramon. E as brancas: Ugni, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Semillon, Melon, Chenin, Grenache Blanc, Macabeu, Terret e Baco.