banner_imagem_categorias
Breadcrumb

O Vinho do Chile

O Vinho do Chile

O Chile faz parte dos dez maiores produtores de vinho do mundo, produzindo alguns dos melhores vinhos da América Latina.

As primeiras plantações de videiras chegaram ao Chile na época do descobrimento da América, e a produção teve início em Santiago. Inicialmente, a produção era feita em pequenas quantidades, destinada unicamente para consumo familiar e para rituais religiosos.
Foi a partir do século XIX, com a independência do país e a introdução de novas tecnologias para a modernização das vinhas, que o Chile começou a ser reconhecido pela qualidade dos seus vinhos. No entanto, foi só no final do século XX, com a intensificação dos investimentos na qualidade da produção vinícola, que o país começou a sua jornada, tornando-se hoje em dia no quinto maior exportador de vinhos do mundo.

Os melhores produtores do Chile fazem ótimos vinhos acessíveis a qualquer pessoa, uma vez que têm vinhos muito caros e vinhos muito baratos igualmente bons.

 

Vinho Chile

Imagem: UAMtour

 

O Chile

O Chile é um país da América do Sul, situado entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes. Possui um território fora do que é considerado normal, conta com 4300km de comprimento, e apenas 175km de largura, o que faz com que o país tenha um clima muito variado.

Em maio de 2010, o Chile tornou-se no primeiro país sul-americano a aderir à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

 

Terroir do Chile

Devido à sua extensão em latitude, o país apresenta todos os climas característicos das regiões ocidentais dos continentes, com exceção dos tropicais húmidos e polares.

No norte do país a temperatura média anual é de 18ºC, registando pouca precipitação. Já o centro, tem um clima mediterrâneo, com temperatura média anual de 14ºC. O sul do país regista uma queda de temperaturas e um aumento de precipitação devido à humidade trazida pelos ventos oceânicos do sudoeste. Por último, o extremo sul do país, devido à grande altitude, é dominado por um clima subpolar. Graças ao seu solo, clima e localização bastante específicos, o terroir expressado pelas uvas pode variar bastante, isto é, a mesma casta pode originar vinhos com caráter bastante distinto, podendo ser mais frutado ou ácido de acordo com a região de cultivo.

 

Vinho Chile

Imagem: Viva o Vinho

 

Regiões Vinícolas do Chile

O Chile conta com 16 regiões produtoras de vinho, sendo que cada uma tem um terroir diferente, o que faz com que o resultado final do vinho seja sempre diferente de uma região para outra.

  • Copiapó: é o vale vinícola mais ao norte do país. Tem um clima desértico, onde as pequenas vinhas são regadas com água proveniente de oásis naturais.
  • Huasco: situada na fronteira do deserto de Atacama, é uma descoberta relativamente nova para o vinho chileno. Aqui são produzidos vinhos elegantes e complexos, com acidez natural e notas minerais.
  • Elquí: é uma região com características áridas. Aqui, as vinhas souberam aproveitar a presença das montanhas, plantando-se em solos rústicos.
  • Limarí e Choapa: Limarí é conhecida por ser o território chileno com excelente potencial para produzir Chardonnay, mas o Syrah desta zona é também reconhecido mundialmente. Já em Choapa, situada no interior do país, ao pé das montanhas, produz também excelentes Syrah.
  • Aconcagua: rodeada pelo rio Aconcagua, que vai desde a Cordilheira dos Andes até ao Oceano Pacífico.
  • Casablanca: é a principal região de clima frio do Chile, conhecida pela influência marítima do pacífico que refresca o clima. Os solos são argilo-calcários o que faz com que esta zona seja uma das principais produtoras de vinho branco.
  • San Antonio: é uma zona de evolução contínua, o solo é muito fino e rochoso, resultado da proximidade com o Oceano Pacífico. É uma zona muito conhecida por produzir vinhos brancos minerais e de acidez elevada, e vinhos tintos frutados com uma acidez persistente.
  • Maipo: é uma das regiões vinícolas mais conhecidas do Chile por produzir excelentes vinhos tintos. Caracteriza-se por ter verões quentes e invernos frios e húmidos.
  • Cachapoal: a metade norte da região é conhecida por produzir excelentes vinhos tintos, fazendo um total de 80% da produção da região. Tem vários microclimas, o que é bom para produzir diferentes tipos de vinhos.
  • Colchagua: tem evoluído muito nos últimos 20 anos, tornando-se numa das maiores regiões do país. A maior parte do vinho produzido é tinto, com excelente coloração, e boa capacidade de estágio.
  • Curicó: tem uma tradição vinícola desde o século XIX, e é até aos dias de hoje uma das regiões vinícolas mais valorizadas do país. Apresenta uma diversidade de solos de origem vulcânica com texturas argilosas. O clima é mediterrâneo, com dias de calor e noites frias.
  • Maule: é a maior região vinícola do país, tendo também a maior diversidade geográfica e climática, o que faz com que exista uma grande variedade de produção de vinhos tintos e brancos. Tem um clima mediterrâneo e uma grande influência do vento frio que vem da Cordilheira dos Andes durante a noite.
  • Itata: é uma das regiões mais antigas do país. Tem um clima mediterrâneo húmido, com temperaturas mais baixas relativamente às outras regiões. Os solos são arenosos, graníticos e ricos em minerais.
  • Bío Bío: região de clima frio e muito vento, com solos arenosos e rochosos.
  • Cautín: situada no extremo sul do país, conta com duas sub-regiões: Perquenco e Galvarino.
  • Osorno: tradicionalmente é uma região de produção de gado e leite, com solos de origem vulcânica. No entanto, produz vinhos com grande carácter mineral, elegantes, intensos e uma acidez refrescante.

 

Tipos de vinho do Chile

Todos os vales ou regiões do país produzem vinhos com características diferentes, o que faz com que seja mais fácil reconhecer qual é a origem do vinho, basta saber o tipo de vinho que se produz em cada região.
No geral, os bons vinhos chilenos são saborosos e concentrados, cheios de fruta madura, elaborados principalmente com variedades francesas, como a Cabernet Sauvignon, a Merlot e a Sauvignon Blanc.

 

Castas do Chile

Para a produção dos vinhos chilenos, algumas uvas têm maior destaque. Mesmo produzidos com castas internacionais, os vinhos chilenos ganham características únicas devido ao terroir encontrado na região.

Podemos ver detalhadamente quais as castas produzidas em cada região do país:

Copiapó - Pisco.
Huasco - Sauvignon Blanc, Chardonnay e Syrah.
Elquí - Syrah e Sauvignon Blanc.
Limarí e Choapa - Syrah, Chardonnay e Pinot Noir.
Aconcagua - Chardonnay, Sauvignon Blanc e Pinot Noir.
Casablanca - Merlot, Syrah, Sauvignon Blanc e Chardonnay.
San Antonio - Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir e Syrah.
Maipo - Syrah, Merlot e Carménère.
Cachapoal - Carménère.
Colchagua - Carménère, Cabernet Sauvignon e Merlot.
Curicó - Cabernet Sauvignon e Sauvignon Blanc.
Maule - Carménère, Cabernet Sauvignon e Merlot.
Itata - Cabernet Sauvignon, Carménère, Merlot, Tintórera, Semillón, Chardonnay e Sauvignon Blanc.
Bío Bío - Chardonnay e Pinot Noir.
Osorno - Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Riesling.

 

Vinho Chile

Imagem: Vinos de Chile