A Região Vitivinícola da Bairrada está situada na província da Beira Litoral, que se estende entre Águeda e Coimbra, até às dunas do litoral atlântico.
As vinhas, a serra, a ria e o mar acentuam os encantos desta região, que abrange oito municípios: Águeda, Anadia, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos. No que toca à produção de vinho, a região da Bairrada é uma das poucas Denominações de Origem Protegida (DOP) em Portugal que não possui sub-regiões.
É uma região conhecida também pelo seu leitão assado e pelos vinhos tintos firmes.
Imagem: Vinitude - Clube dos Vinhos
Tipos de vinho e Castas da Região Vitivinícola da Bairrada
A tradição vitivinícola está enraizada no território da Bairrada, que produz dos mais nobres vinhos de Portugal. Produzidos a partir de castas de qualidade, como a Baga nos tintos, ou a Bical nos brancos.
A Bairrada foi uma das primeiras regiões de Portugal a produzir vinhos espumantes e é, ainda hoje, considerada uma das regiões mais importantes do país no que toca à produção deste tipo de vinho.
As castas tintas predominantes nesta região são a Baga e a Touriga Nacional. Já nas brancas prevalecem a Maria Gomes, Bical, Arinto e Cercial.
Vinhos Tintos: os tintos desta região são conhecidos por serem de cor granada a rubi, ganhando nuances acastanhadas com o envelhecimento. Têm um aroma frutado quando jovens, evoluindo com a idade para aromas mais complexos e com um sabor harmonioso onde se destaca a sua estrutura sólida.
Vinhos Brancos: são vinhos de cor citrina carregada, por vezes com reflexos esverdeados, de aroma frutado quando jovens. Têm um sabor harmonioso, fresco e persistente.
Vinhos Rosé: conhecidos por terem cores do alaranjado ao avermelhado, com aromas frutados. Estes rosés são feitos de diversas castas sendo a Baga a mais comum. A acidez neste tipo de vinhos é elevada, deixando uma grande frescura na boca.
Espumantes: feitos através do método clássico ou de fermentação em garrafa, estes podem ser brutos, secos ou meio-secos, sendo que a maior parte dos que são produzidos na Bairrada são brutos. Os espumantes mais jovens têm aromas florais ou frutados e os mais envelhecidos têm aromas provenientes do contacto prolongado com as borras da segunda fermentação.
Terroir da Região Vitivinícola da Bairrada
Os solos característicos desta região são argilosos, calcários ou arenosos. No que diz respeito ao clima, este é temperado e marcado por uma grande influência do Oceano Atlântico. Os Invernos são frescos, longos e chuvosos; já os Verões são quentes, embora sejam suavizados pela presença de ventos de Oeste e Noroeste.
Imagem: Olhares
Harmonização dos vinhos da Bairrada com a comida
Os vinhos tintos da Bairrada harmonizam com receitas fortes, como são alguns dos pratos típicos de Portugal, como por exemplo: cabidela, cabrito, alheira e leitão assado.
Os vinhos brancos da Bairrada fazem uma boa harmonização com queijo de cabra, risoto de polvo, sardinha assada e com aperitivos no geral.
Os espumantes da Bairrada são ideais para acompanhar as especialidades gastronómicas da região, como o saboroso leitão assado, os pratos de peixe fresco e marisco, e os requintados doces conventuais.