banner_imagem_categorias
Breadcrumb

Região Vitivinícola da Madeira

Região Vitivinícola da Madeira

A ilha da Madeira é um arquipélago constituído por duas ilhas habitadas, Madeira e Porto Santo, e outras duas inabitadas, as Desertas e as Selvagens. O arquipélago encontra-se a 1100km da costa de Portugal Continental, a área total da ilha é de 732 km2 e conta com 500 hectares de vinha.
Ao contrário da maior parte das regiões vinícolas portuguesas, a Madeira não tem nenhuma sub-região.

Esta região é conhecida mundialmente muito graças ao seu vinho mais característico: o vinho da Madeira. Este começou a ser exportado para todo o mundo a partir do século XVIII. Os barris de vinho eram transportados em barcos, por isso ficavam sujeitos a inúmeras variações de temperatura até chegarem ao destino. Uma vez no destino, o vinho não vendido voltava para o ponto de origem. Os barris ao serem abertos, já de novo na ilha da Madeira, verificava-se que o vinho se apresentava muito mais aromático e com novo sabor. Deste modo, a partir de 1730, os barris de Madeira começaram a ser enviados em longas viagens com o objectivo de apurar as qualidades do vinho.

 

Região Vitivinicola da Madeira

Imagem: Discovering Madeira

 

Tipos de Vinho e Castas da Região Vitivinícola da Madeira

A Madeira é conhecida pelos seus famosos vinhos licorosos, DOC Madeira. Hoje em dia já conta com uma segunda DOC junto com a ilha de Porto Santo, chamado DOC Madeirense. Além destes dois, são ainda produzidos vinhos não fortificados sob a classificação de Vinho Regional Terras Madeirenses.
O vinho Madeira, licoroso, pode ser distinguido em quatro tipos:

  • Vinho Madeira Seco: de cor clara, encorpado e perfumado;
  • Vinho Madeira Meio Seco: estruturado, de cor dourada;
  • Vinho Madeira Meio Doce: encorpado e frutado;
  • Vinho Madeira Doce: de cor escura, encorpado e aromático.

A casta Malvasia foi aquela que, desde tempos seculares, se destacou na produção do vinho generoso da Madeira. Além da casta Malvasia, utilizam-se também na produção do Madeira as castas Sercial, Boal e Verdelho.
Relativamente às castas, as brancas mais plantadas são: Verdelho, Malvasia Fina, Sercial, Malvasia e Folgasão. E as tintas: Tinta Negra, Touriga Franca e Touriga Nacional.
Nos últimos anos, têm sido produzidos vinhos frescos não fortificados, a partir de castas europeias, numa adega moderna financiada pelo governo regional.

 

Região Vitivinicola da Madeira

Imagem: ALEMDOVINHO

 

Terroir da Região Vitivinícola da Madeira

Na ilha da Madeira os solos são de origem vulcânica e pouco férteis. O relevo da ilha é muito irregular, por isso as vinhas são plantadas nas encostas de origem vulcânica adaptando-se às encostas escarpadas e vales profundos.
A ilha tem um clima tipicamente mediterrânico: temperaturas amenas durante todo o ano e baixas amplitudes térmicas, embora a humidade atmosférica seja sempre elevada.

 

Harmonização do vinho da Madeira com a comida

O vinho da Madeira fortificado é muito versátil no momento de acompanhar algum prato de comida, isto devido aos seus quatro tipos de doçura (seco, meio seco, meio doce ou doce).
O vinho Madeira Seco acompanha bem azeitonas e amêndoas torradas. É igualmente bom com peixes fumados, como o salmão, atum, marisco, sushi, ou com queijos frescos de cabra ou ovelha.
O vinho Madeira Meio Seco é excelente como aperitivo, combina muito bem com frutos secos, consommé e sopa de cebola gratinada. É também uma boa opção com presunto serrano, terrinas de caça e de requeijão.
Já os vinhos Madeira mais doces podem ser apreciados com frutos secos e mesmo bolos de frutos secos. É também ótimo com queijos, especialmente azuis como o roquefort ou o gorgonzola.