banner_imagem_categorias
Breadcrumb

Região Vitivinícola da Távora-Varosa

Região Vitivinícola da Távora-Varosa

Foram os dois rios, Távora e Varosa, que deram o nome a esta região.
A Távora-Varosa foi a primeira região demarcada de espumantes em Portugal. A sua regulamentação data do dia 15 de novembro de 1989, no entanto, a produção de vinho remonta ao século XVII, com os monges de Cister que habitavam na região.
Esta região alberga os concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe, Tarouca e ainda algumas freguesias dos concelhos de Penedono, São João da Pesqueira, Tabuaço, Armamar e Lamego.

 

Regiao Távora-Varosa

Imagem: Vinhos e Espumantes Távora-Varosa

 

Tipos de vinhos e castas da Região Vitivinícola da Távora-Varosa

Vinho espumante: os espumantes produzidos na DOC Távora-Varosa têm que ser produzidos a partir do método tradicional, com estágio mínimo de nove meses em garrafa.

Vinho tinto: cor rubi claro, com tonalidade avermelhada vinosa. São vinhos leves com alguma frescura. Nas freguesias mais a norte da região, devido à proximidade com a região do Douro, adquirem um especial caráter, estrutura e singularidade, que impressionam o consumidor.

Vinho branco: cor citrina, de aroma intenso a frutos citrinos. A acidez natural, o intenso aroma e o carácter citrino, brilhante e fresco, permitem realçar a sua qualidade.

As castas predominantes são a Bical, Cerceal, Fernão Pires, Gouveio e Malvasia Fina nos brancos; e Tinta Barroca, Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional nos tintos.

Para os Espumantes, as castas a utilizar na elaboração dos vinhos com direito à denominação de origem Távora Varosa são para os tintos a Alvarelhão, Aragonês, Pinot Tinto, Tinta da barca, Tinta Barroca, Touriga Francesa e Touriga Nacional; e para os brancos a Bical, Chardonnay, Cerceal, Dona Branca, Fernão Pires, Folgasão, Gouveio, Malvasia Fina, Malvasia Rei e Pinot Branco.

 

Região Távora-Varosa

Imagem: douro.com.pt

 

Terroir da Região Vitivinícola da Távora-Varosa

Nesta região, as vinhas são plantadas em solos graníticos, solos litólicos e solos de transição. Reúnem boas condições para a criação de vinhos geralmente frescos e com teor de acidez ideal para a produção de vinhos espumantes.
No que diz respeito ao clima, é continental caracterizado por verões quentes e secos e invernos rigorosos e húmidos. A temperatura máxima no verão pode ser superior a 30ºC.

 

Região Távora Varosa

Imagem: Portugal by Wine

 

Harmonização dos vinhos da Távora-Varosa com a comida

O espumante normalmente é associado a celebrações ou momentos importantes. No entanto, este vinho também pode ser harmonizado com a comida. Alguns pratos que podemos usar para combinar este vinho são: perú assado no forno com espumante branco, carne de porco assada com espumante rosé, pernil de porco assado com espumante branco menos seco e peixe cozido com legumes com espumante branco seco.

Os tintos desta região funcionam bem com carnes de ave (frango, peru e codorniz), peixes magros, massas e risotos preparados com legumes e quejos de massa mole. Por outro lado, os brancos com pratos mais leves é a melhor opção.