A Região de Trás-os-Montes situa-se no nordeste de Portugal Continental, separada do litoral por um conjunto de serras - a que mais de distingue é o Marão. É uma região que conta com uma área total de vinha de 34000 hectares.
Apresenta paisagens de rara beleza natural e rural, mostrando uma terra rica não só em vinhas mas também em cereais, legumes e frutos que moldam a natureza com cores alternadas ao longo das estações.
Imagem: NLC Wines
Sub-Regiões da Região Vitivinícola de Trás-os-Montes
A Região de Trás-os-Montes pode dividir-se em três sub-regiões: Chaves, Valpaços e Planalto Mirandês.
A plantação da vinha em Chaves está situada nas encostas de pequenos vales, onde correm os afluentes do rio Tâmega. Valpaços é rico em recursos hídricos e por último, o Planalto Mirandês, situa-se no planalto da Serra do Mogadouro, a sudoeste da região.
Tipos de vinho e castas da Região Vitivinícola de Trás-os-Montes
As castas tintas mais dominantes nesta região são: Bastardo, Tinta Roriz, Marufo, Touriga Franca, Touriga Nacional e Trincadeira. Já as castas brancas mais plantadas são: Códega do Larinho, Malvasia Fina, Fernão Pires, Gouveio, Rabigato, Síria e Viosinho.
Esta região produz vinhos tintos frutados e levemente adstringentes e vinhos brancos que se caracterizam pela sua suavidade e aroma floral.
Terroir da Região Vitivinícola de Trás-os-Montes
A região de Trás-os-Montes tem habitualmente verões quentes e secos e invernos muito frios. As altitudes variam muito, nas terras mais altas a vinha encontra temperaturas mais frias, sobretudo à noite. O clima acaba por ser mais frio quanto mais a Norte estivermos, e bastante mais quente no Sul, nos meses de verão. A neve também cai variadas vezes durante o Inverno e, muitas vezes, caem geadas tardias na primavera.
No que diz respeito aos solos são essencialmente de granito ou xisto.
Imagem: U.Porto Media Innovation Labs
Harmonização dos vinhos de Trás-os-Montes com a comida
Os vinhos tintos da região de Trás-os-Montes, uma vez que são maioritariamente leves, o ideal é acompanhá-los com carnes brancas com molhos simples.
Em relação aos vinhos brancos, são perfeitos para acompanhar com marisco, peixe, carnes brancas e saladas.