banner_imagem_categorias
Breadcrumb

Região Vitivinícola do Algarve

Região Vitivinícola do Algarve

É a região mais a sul de Portugal Continental, tendo a norte a região do Alentejo como fronteira e a sul o Oceano Atlântico e o Mediterrâneo.

Nomeada, desde 1980, como Região Demarcada do Algarve, produz vinhos tintos, brancos, rosados e licorosos.

Com um milhão de garrafas certificadas por ano e duas mil vinhas cadastradas, é fácil perceber que o Algarve não é uma extensa região de vinhos. Mas, apesar da dimensão ser assim mesmo, pequena, o trabalho que tem sido ali desenvolvido é cada vez mais sério e com resultados animadores.

 

Região Algarve

Imagem: O Algarve - Económico

 

Sub-Regiões da região vitivinícola do Algarve

A região do Algarve está dividida em quatro sub-regiões: Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira. Sendo que em cada uma destas sub-regiões é produzido um tipo de vinho diferente.

Sub Regiões Algarve

 

    • Lagos (1)

 

  • Tintos – são aveludados, pouco encorpados, com aroma frutado. Vinhos abertos de cor, tendo um tom rubi que, com os anos, adquire um tom topázio.
    Brancos – têm uma cor entre o citrino e o palha e são vinhos delicados e suaves com um travo característico de zona quente.
    • Portimão (2)

 

  • Tintos – aveludados, encorpados e com aromas frutados. Nota-se o álcool e apresentam uma cor rubi definida.
    Brancos – apresentam uma cor palha aberta, sendo vinhos delicados e suaves.
    • Lagoa (3)

 

  • Tintos – têm uma cor rubi e são aveludados, encorpados, frutados e pouco acídulos. Fáceis de beber e evoluem muito bem.
    Brancos – têm uma cor citrina, sendo robustos e suaves, com grande capacidade de evolução.
    • Tavira (4)

 

  • Tintos – aveludados, encorpados e com aroma frutado.
    Brancos – têm uma cor entre o citrino e o palha, são delicados e suaves. Têm um travo característico de uma zona quente.

 

Tipos de vinho e castas da região vitivinícola do Algarve

Para além das castas tradicionais, principalmente as tintas Castelão e Negra Mole, e as brancas Arinto e Síria, nos últimos anos, a casta Touriga Nacional e Syrah têm tido um grande sucesso nesta região.

Castas aptas à produção de vinhos de Denominação de Origem:

    • Lagos

 

  • Tinto: Alicante Bouschet, Aragonez, Cabernet Sauvignon, Castelão, Monvedro, Negra Mole, Syrah, Touriga Nacional e Trincadeira.
    Branco: Arinto, Malvasia Fina, Manteúdo, Moscatel-Graúdo, Perrum e Síria.
    • Portimão

 

  • Tinto: Alicante Bouschet, Aragonez, Cabernet Sauvignon, Castelão, Monvedro, Negra Mole, Syrah, Touriga Nacional e Trincadeira.
    Branco: Arinto, Manteúdo, Moscatel-Graúdo, Perrum, Rabo-de-Ovelha e Síria.
    • Lagoa

 

  • Tinto: Alicante Bouschet, Aragonez, Cabernet Sauvignon, Castelão, Monvedro, Moreto, Negra Mole, Syrah, Touriga Franca, Touriga Nacional e Trincadeira.
    Branco: Arinto, Manteúdo, Moscatel-Graúdo, Perrum, Rabo-de-Ovelha e Síria.
    • Tavira

 

  • Tinto: Alicante Bouschet, Aragonez, Cabernet Sauvignon, Castelão, Negra Mole, Syrah, Touriga Nacional e Trincadeira.
    Branco: Arinto, Diagalves, Manteúdo, Moscatel-Graúdo, Síria e Tamariz.

 

Os vinhos da Região do Algarve são vinhos com um índice de açúcar e com um teor álcoolico elevados. Já a acidez é media/baixa, graças à correção feita durante a vinificação. Os taninos são suaves e pouco marcantes. São vinhos frutados, macios, com corpo médio, portanto vinhos fáceis de beber.

 

Terroir da região vitivinícola do Algarve

Nesta região, os solos são argilo-calcários e o clima é quente, sendo necessário fazer irrigação variadas vezes.

É uma região de clima marítimo, graças à influência do Oceano Atlântico e ao mesmo tempo, quente e seco, pela presença de montanhas a norte. Tem uma amplitude térmica reduzida e uma exposição solar bastante significativa.

 

Região Vitivinicola do Algarve

Imagem: Sul Informação

 

Harmonização dos vinhos do Algarve

Vinhos frutados, como é o caso dos vinhos típicos desta região, combinam com pratos sem muitos temperos e molhos. Os taninos sempre presentes nos vinhos tintos, aqui estão em segundo plano. Os pratos que melhor casam com este tipo de vinho são aqueles de molhos leves e suaves. Nada de carnes vermelhas com muita gordura, o sal e a leveza das carnes é essencial na harmonização destes vinhos.