Oficialmente designado como a Região Autónoma dos Açores, os Açores são um arquipélago e um território autónomo da República Portuguesa. Situa-se a 1600 quilómetros a Oeste da costa continental portuguesa.
Os Açores são compostos por nove ilhas, sendo que a ocidente temos as ilhas do Corvo e das Flores. As ilhas Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira compõem o Grupo Central e Santa Maria e São Miguel o Grupo Oriental.
Imagem: PSD Açores
Sub-Regiões da Região Vitivinícola dos Açores
A região vitivinícola dos Açores está dividida em três sub-regiões em três ilhas diferentes: Graciosa (1), Pico (2) e Biscoitos, na ilha Terceira (3); todas elas criadas em 1994. Os vinhos produzidos na sub-região de Biscoitos e do Pico são vinhos licorosos de aroma complexo a especiarias; já na Graciosa, são uma combinação de vinhos fortificados e vinhos de mesa brancos, feitos principalmente de Verdelho.
As castas mais aptas nas três sub-regiões são Verdelho, Arinto dos Açores e Terrantez do Pico.
Tipos de vinho e castas da Região Vitivinícola dos Açores
Há muito que a qualidade dos vinhos dos Açores é reconhecida.
Destaca-se o vinho licoroso branco do Pico e de Biscoitos: é um vinho encorpado e estruturado, produzido a partir das castas Verdelho, Arinto e Terrantez.
Na sub-região da Graciosa, os vinhos que mais se destacam são os brancos leves, frescos, secos e bastante frutados, produzidos a partir das castas Verdelho, Arinto, Terrantez, Boal e Fernão Pires. Na sub-região do Pico, outro dos vinhos mais conhecidos (para além do licoroso branco) é o Verdelho, feito a partir dessa casta branca. Este branco ganhou uma grande reputação ao longo dos anos, sendo ainda hoje muito reconhecido em países como a Rússia, Brasil e Inglaterra.
Ao contrário de quase todas as outras regiões vitivinícolas portuguesas, o clima dos Açores não permite produzir vinho tinto com boa qualidade devido à escassez de sol na região. Apenas se produz pouca quantidade e todos eles vinhos jovens, pois o potencial de um bom envelhecimento é muito reduzido.
Terroir da Região Vitivinícola dos Açores
A região dos Açores está situada em pleno oceano Atlântico, é constituída por solos vulcânicos e tem um clima profundamente marítimo. As suas temperaturas são amenas durante todo o ano mas tem um elevado nível de precipitação e humidade. As temperaturas médias registadas são de 13ºC no Inverno e 24ºC no Verão.
As vinhas nesta região têm que ser plantadas em locais onde estejam abrigadas e, por essa razão, criaram-se os currais - muros de pedras onde se plantam as vinhas de maneira a ficarem protegidas do vento e do ar salgado do mar.
Este terroir tão peculiar dá origem acima de tudo a vinhos generosos que oferecem uma frescura e acidez única, sendo que o de maior destaque é o da Ilha do Pico.
Imagem: Azores Cruise Club
Harmonização do vinho dos Açores com a comida
O ideal para acompanhar o vinho licoroso dos Açores são sobremesas doces e também comida salgada, fazendo a harmonização por contraste, ou seja, nos pratos salgados, o vinho doce diminui acidez, amargor e sal da comida.
Por outro lado, os vinhos brancos da sub-região da Graciosa são perfeitos para o verão, podem ser bebidos como aperitivo, com saladas, pratos de peixe ou marisco.